terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Motivos para ter um site acessível

Olá Pessoal,

Vim através deste post esclarecer àqueles que pensam que a acessibilidade na web é algo só para quem se preocupa com as pessoas com deficiências visuais.

A acessibilidade não só ajuda àqueles que tem dificuldades visuais, mas também àqueles que tem dificuldades para usar o mouse ou teclado, ouvir um áudio, ler um texto e etc.

Também ajuda àqueles que tem um navegador diferente dos mais utilizados, um equipamento muito antigo ou muito novo, uma conexão à internet lenta e quem está em um ambiente que limita alguns dos seus sentidos ou movimentos, ou que requer sua atenção.

Pode-se constatar que o público alvo da acessibilidade começa a se alargar quando se tem uma visão melhor da sua utilidade.

Mas para quem ainda não se convenceu da importância, mexamos então no bolso.
Todos sabemos que quanto mais visitas o site possue, mais recursos financeiros ele gera para o seu criador. E também sabemos que a maior fonte de visitantes para qualquer site são os buscadores.

Mas você sabia que os buscadores "enchegam" seu site que nem um visitante portador de deficiência visual? Isso por que o seu indexador de página faz somente leitura do código fonte do website, e não "vê" as imagens. Então todos os recursos que são utilizados na acessibilidade, fornecem uma maior riqueza de detalhes para os buscadores indexarem o seu site.

No site Acesso Digital, há um post com o título Acessibilidade: 7 mitos e um equívoco que eu acho interessante a todos lerem.

Até a próxima!

Nenhum comentário: