segunda-feira, 26 de novembro de 2007

World Wide Web Consortium - W3C

Estava pesquisando na internet uma definição precisa para o W3C, e encontrei esta no Wikipedia, que caiu como uma luva no meu tema de Acessibilidade.

"O World Wide Web Consortium é um consórcio de empresas de tecnologia, atualmente com cerca de 500 membros. Fundado por Tim Berners-Lee em 1994 para levar a Web ao seu potencial máximo, por meio do desenvolvimento de protocolos comuns e fóruns abertos que promovem sua evolução e asseguram a sua interoperabilidade. O W3C desenvolve padrões para a criação e a interpretação dos conteúdos para a Web. Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente de hardware ou software utilizados, como celulares (em Portugal, telemóvel), PDAs, eletrodomésticos, de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da internet.

Para alcançar seus objetivos, a W3C possui diversos comitês que estudam as tecnologias existentes para a apresentação de conteúdo na Internet e criam padrões de recomendação para utilizar essas tecnologias. Com a padronização, os programas conseguem acessar facilmente os códigos e entender onde deve ser aplicado cada conhecimento expresso no documento.

Apesar de o W3C não ser muito conhecido no Brasil, padrões seus como HTML, XHTML e CSS são muito populares. Contudo, em muitos casos são usados de forma errônea devido ao desconhecimento da especificação.

É um dever de todo desenvolvedor Web respeitar e seguir os padrões de acessibilidade do W3C, pois de outro modo poderá impor barreiras tecnológicas a diversas pessoas, desestimulando e até mesmo impedindo o acesso a suas páginas."

Fonte: Wikipedia.

Até o próximo post!

Um comentário:

Rogério P C do Nascimento disse...

Lucas,

O blog tá tomando corpo.. continue assim..

Sugiro apenas concentrar mais no tema Acessibilidade Web e compilar os principais desafios para a mesma hoje..

cheers,

R